Supermercado Omnichannel: o que é e por que investir nessa estratégia

Agora é a melhor hora para o varejo supermercadista otimizar suas operações de em relação ao “supermercado omnichannel” para aproveitar ao máximo as oportunidades de mercado. As vendas omnichannel não são uma moda passageira. O omnichannel é uma estratégia que considera os múltiplos canais de comunicação que existem, dessa forma, é capaz de estreitar a […]

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Agora é a melhor hora para o varejo supermercadista otimizar suas operações de em relação ao “supermercado omnichannel” para aproveitar ao máximo as oportunidades de mercado.

As vendas omnichannel não são uma moda passageira. O omnichannel é uma estratégia que considera os múltiplos canais de comunicação que existem, dessa forma, é capaz de estreitar a sinergia entre online e offline, promovendo uma comunicação integrada e mais assertiva para conquistar e fidelizar clientes. 

Um exemplo do uso do omnichannel em supermercados que foi amplamente utilizado durante a pandemia, é a venda online com retirada dos produtos no supermercado. Contudo, o omnichannel pode ir muito além disso e, por esse motivo, não é apenas uma tendência intensificada pela pandemia, mas uma necessidade que será percebida pelos varejistas mais cedo ou mais tarde. 

Omnichannel: o online e o físico se complementando

Recentemente já abordamos a necessidade dos supermercados estarem presentes no meio online, e o fato de que muitos migraram para esse ambiente com zero experiência e da forma que foi possível. Agora, com tempo para se adequar à modalidade, além de um serviço online de qualidade, é preciso analisar como o meio online “conversa” com o físico. E é aí que entra a necessidade de uma estratégia omnichannel. 

Estar no online é uma das mais recentes necessidades inadiáveis do varejo supermercadista, mas as exigências do mercado não param: é hora de pensar em todos os canais que seu cliente consome e se dedicar a uma estratégia consistente.

Por que uma estratégia omnichannel é inadiável?

Segundo o portal The Future of Customer Engagement, Experience, and Commerce, as compras de supermercado feitas exclusivamente no meio online representam apenas uma fração dos hábitos de compra do consumidor e deve crescer 8% no próximo ano. Já os consumidores que vão até a loja física ainda representam a maior parte dos clientes do supermercado, contudo, os gastos desses consumidores aumentarão apenas 12% segundo as previsões.

O crescimento real irá ocorrer com o supermercado omnichannel: os consumidores híbridos (comprar no online e físico, ou seja, omnichannel) representam apenas 4,3%, só que, em contrapartida, o crescimento de seus gastos está previsto em 18%. Evidenciando, dessa forma, como o supermercado omnichannel é vantajoso para o supermercadista e o quanto expandir essa forma de consumo deve estar no topo das suas prioridades. 

Supermercado Omnichannel: não negligencie nenhum canal

Na estratégia, todas as características e necessidades de cada canal devem ser consideradas e um canal deve suprir “a falta do outro”. Na compra na loja física, por exemplo, o consumidor é muito impactado pela emoção, como compras por impulso, por exemplo, e também pelos seus sentidos, como cheiros, apresentação e outros fatores. Por isso, é preciso pensar em cada canal como complementares e levar em consideração as limitações de cada um, dessa forma, você não investirá tempo e recursos em ações inúteis e saberá como inovar de acordo com as especificidades de cada ponto de contato com o cliente. 

Atender às necessidades dos compradores em todos os canais torna o supermercado muito mais útil para seus clientes, encurta a distância entre a decisão de comprar e a compra efetivamente, abrindo oportunidades de aumento do ticket-médio e compras mais recorrentes. 

Além disso, com presença em múltiplos locais, o supermercado tem mais chances de impactar positivamente o cliente com vantagens e benefícios em passar a comprar ou comprar novamente no estabelecimento, dando uma importante vantagem sobre os concorrentes. Nesse ponto, os supermercados podem trabalhar sua matriz SWOT e seus fatores diferenciadores, mostrar sem rodeios para o consumidor o porquê é melhor que os outros. 

A melhor hora para uma estratégia de supermercado omnichannel é agora 

A integração entre o online e o offline precisa acontecer o quanto antes, o consumidor já está preparado para isso e já consome dessa maneira em outras áreas do varejo. A tecnologia percorreu um longo caminho na última década e o comportamento do consumidor sofreu diversas transformações intensas nos últimos dois anos, o cenário é o melhor possível para você começar a dar os primeiros passos. 

Lembre-se de que você não precisa ter um planejamento nível cases de sucesso nesse momento, comece aos poucos e agora para no futuro não sofrer para implementar essa estratégia assim como sofreram os mercados que estavam fora do digital durante a pandemia. 

Conte com os parceiros certos no processo

Estratégias eficientes não precisam ser difíceis de serem implementadas, um dos pontos de partida são os dados. Tê-los em mãos de forma ágil e com precisão é um importante fator na hora de colocar em prática ações de todos os tipos e magnitudes. E quando se trata disso, o seu ERP tem um papel fundamental no sucesso ou fracasso do seu desenvolvimento. 

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