Max O. S.

Clique para ampliar

Colaborador: Max O. S.

Em 1997, no meu primeiro ano da faculdade de Processamento de Dados, um colega meu que já trabalhava na VIASOFT, me fez o convite para vir fazer uma entrevista na VIASOFT, contudo eu cursava o último ano do Técnico em Eletrônica pela manhã e o primeiro ano da faculdade a noite no antigo CEFET, me restando apenas o período da tarde, e ainda residia em Marmeleiro-PR, fazendo cerca de 47 Km entre as cidades duas vezes por dia de ônibus, agradeci e não pude nem vir fazer a entrevista, ficando o sentimento de que passou uma baita oportunidade.


Contudo, um ano depois, em agosto de 1998, com 18 anos de idade, o mesmo colega me fez novamente o convite, para fazer uma entrevista a fim de trabalhar no suporte técnico do sistema de Folha de Pagamento, na época em MS-DOS. Até então eu somente tinha feito estágio de 4 meses em uma eletrônica, montando parabólica e consertando TV e rádio cheio de baratas e teias de aranha, então resolvi encarar, pensei que pior não poderia ficar e acabei conseguindo meu primeiro emprego com carteira assinada, fui aprovado na entrevista!


Agora só faltava aprender o que era o tal do sistema de Folha de Pagamento, recebi treinamento, comecei a entender a lógica do sistema, a VIASOFT custeou vários cursos de legislação a respeito para mim e acabei ministrando um treinamento de avaliação para quase todos da VIASOFT, na época éramos em 17 colaboradores na empresa toda se não estou enganado e fui aprovado, aleluia! Achei que iria enfartar com 18 anos durante o treinamento, de tão nervoso que fiquei (risos).


Lembro então que o Viola (Diretor Comercial) me chamou para ver um erro que estava ocorrendo na máquina dele, DOS ERRO 4, o erro de configuração mais básico que todos aprendiam a resolver para funcionar corretamente os sistemas em MS-DOS. Eu fui lá, resolvi, e ingênuo pensei: Nossa "matei a pau"! Depois de alguns meses é que entendi que foi apenas um teste básico da parte dele quanto ao meu conhecimento (risos).


Éramos na época em 4 colaboradores na equipe de suporte em que eu fui alocado em 1998, eu no Folha, o Carlão (atualmente do Depto de Tecnologia) no Fisco/Contábil, o André Zanmaria (atualmente tendo a sua própria unidade de negócios da Viasoft) no SIG/SAF e mais um integrante que não ficou muito tempo. Uma época que não faz tanto tempo assim, mas que gerávamos os atualizadores de sistema em disquetes, embalávamos em caixas de papelão, colocávamos em outra caixa maior e seguíamos com "aquilo" para a rodoviária despachar via transportadora. Porém a Internet estava surgindo, já tínhamos um cliente com ela, em cerca de 2 horas de conexão discada fazíamos o envio do atualizador, quando não caia a conexão é claro.

Então o tempo foi passando, no início de 2001, recém-formado, tive a oportunidade de passar para o setor de programação, junto com Marcelo Marini (atualmente do Depto de Tecnologia) no antigo Empreendedor, tudo novo de novo, mas era meu sonho, virar programador e a Viasoft me proporcionou isso.


Depois, quando surgiram os módulos da solução de Automação Comercial, fiquei responsável pelo módulo Financeiro e no início de 2005 recebi o convite para atuar no Depto de Tecnologia da Viasoft com o Roberto (Diretor de Tecnologia), porém o período foi curto, cerca de 3 meses, pois tinha acabado uma pós-graduação com auxílio da Viasoft e então mais um sonho meu de alguns anos se realizou, consegui ser selecionado para cursar um Mestrado, em Florianópolis-SC, aí fiquei com 2 sentimentos, abandonar a Viasoft e ir atrás de um dos meus sonhos ou continuar a minha carreira na VIASOFT, e não é que a VIASOFT deu um jeitinho de eu continuar!? Me mudei para Florianópolis-SC e continuei prestando serviço para a Viasoft, desenvolvendo plug-ins para os sistemas de Automação Comercial.


Findando o mestrado em agosto de 2007 eis que o Viola me propõem via Skype mais um desafio e uma baita oportunidade, retornar para Pato Branco-PR, na VIASOFT e assumir a gestão técnica da Unidade de Agronegócios que a pouco tempo havia sido criada, e é onde atuo desde então, onde tenho orgulho em dizer que formamos uma equipe de trabalho muito boa, com um ambiente de trabalho excelente e que tudo o que plantamos a alguns anos atrás estamos colhendo hoje.


Em todos esses anos que passaram, muita coisa mudou e evoluiu no mundo da informática e tendo a oportunidade de estar atuando em uma empresa totalmente focada nesta área como é a VIASOFT, tive a oportunidade de evoluir junto, todas as vezes que precisei da VIASOFT fui atendido e todas as vezes que a VIASOFT precisou de mim também procurei corresponder.


A VIASOFT faz parte da minha vida já há bastante tempo, e destaco que tenho a oportunidade de trabalhar com pessoas que são mais do que colegas de trabalho, pois fiz muitas amizades aqui, além de contar com a satisfação de que vários alunos e ex-alunos meus também estarem trabalhando conosco, na família VIASOFT, ajudando a VIASOFT crescer mais e mais e crescendo junto, só tenho a agradecer a todos.


Dizem que sou meio chato às vezes e que escrevo demais, e pior que acho que realmente escrevi bastante de novo (risos).


Mas aproveito para deixar um recado, "Nunca Desista dos seus Sonhos!".


Pode não ser de imediato, mas um dia eles se tornarão realidade!



Mais depoimentos

shadow



Programa de reutilização de lixo eletrônico

Cartão BNDES