BLOCO K – saiba o que é e quais os prazos da obrigação

Quando você ouve falar em Bloco K e seus 21 registros, adequações, prazos e multas, sente-se como se estivesse lutando contra um dragão de 21 cabeças?

Realmente, esse “dragão” tem preocupado os empresários das áreas industriais e atacadistas com seus olhos voltados para o controle da produção e do estoque.  Contudo o que queremos te contar neste artigo é que, com conhecimento e a ajuda certa, este “bichinho” pode ser domesticado com mais tranquilidade. Vamos descobrir como?

  1. Para amansá-lo, você precisa conhecê-lo

O Bloco K é um módulo integrante do Projeto SPED para receber informações da produção nacional. Com a obrigação do SPED Fiscal, o Fisco passou a controlar detalhadamente as entradas (compras) e saídas (vendas) dos contribuintes do ICMS/IPI.

Entretanto, para saber como era desenvolvido o processo produtivo das empresas, foi criado o Livro Registro de Controle da Produção e do Estoque (com 21 registros específicos), para que o governo tenha acesso ao processo produtivo e acompanhe a movimentação de cada item de estoque, cruzando os saldos apurados pelo SPED com os informados pelas indústrias em seu livro de inventário. Esse método tem como objetivo monitorar e impedir a sonegação fiscal.

 

  1. Não provoque o dragão, cumpra os prazos!

Até 2022, todas as empresas dos ramos exigidos deverão entregar os registros, correndo o risco de sofrer multas por atrasos!

A obrigatoriedade do envio não tem uma data definida para todas as empresas, mas varia de acordo com alguns fatores, que são:

  • Faturamento;
  • CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas).

O primeiro item é utilizado para empresas com faturamento de no mínimo R$ 300 milhões (entrega iniciada em 01/01/2017). Para empresas com faturamento de R$78 milhões a entrega iniciou em 01/01/2018. A partir de 2019, a entrega obrigatória será programada por CNAE, não mais por faturamento.

 

  1. Para mantê-lo calmo, dê a ele o que ele precisa: as informações certas!

Para domesticar o dragão, ou melhor, para que a sua empresa se adeque ao Bloco K é fundamental que ela reúna as informações relativas ao seu processo produtivo, como: quantidade de produtos produzidos, materiais consumidos, produção de terceiros, movimentações internas de estoques não relacionadas à produção, posição do estoque relativa à produtos, matérias-primas e lista de materiais padrão, entre outros.

Por isso é necessário adequar todo o processo de produção e estoque para que essas informações fiquem disponíveis.

 

Ou seja, mais do que prestar as informações ao Fisco, a empresa precisa se adequar internamente para conseguir reunir tais informações com agilidade e confiabilidade de dados.  Para isso é essencial conhecer os requisitos do Bloco K e, paralelamente, realizar um mapeamento de todos os detalhes do processo de industrialização, terceirização e estocagem.

 

O que isso significa?

Significa que a sua empresa não precisa e nem deve enfrentar o dragão sozinha.  Uma ferramenta especializada no segmento capaz de organizar e transmitir todas essas informações com eficiência e eficácia, junto com uma equipe de especialistas que conhece a fundo as exigências do Bloco K é a maneira mais tranquila e confiável de fazer as pazes com o bichinho.

 

Para te ajudar, preparamos um material com um passo a passo detalhado:

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Sua empresa realmente está investindo nos melhores talentos?

A maneira como uma empresa investe no desenvolvimento do seu capital humano define a sua vantagem competitiva em relação à concorrência. Sabendo disso, muitas empresas...

Continue Lendo

Supermercados:está investindo em publicidades que não dão resultados?

E quanto você tem gasto por não estar investindo em tecnologia no seu supermercado?   A antecipação é uma competência que garante o progresso de todo setor da vida...

Continue Lendo

Evite 3 erros ao realizar uma avaliação de desempenho com sua equipe!

Avaliar o desempenho da sua equipe é algo muito importante, então não permita que pequenos erros que podem ser evitados atrapalhem, ou até invalidem o processo. Avaliar...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.











Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.