5 “detalhes” que estão fazendo supermercadistas perder tempo e dinheiro - Viasoft

Algumas tarefas da rotina dos supermercados, por darem a impressão de ser apenas pormenores, acabam ganhando importância secundária dos gestores. Preste atenção se anda fazendo isso, afinal você pode estar negligenciando etapas fundamentais do seu negócio e diminuindo a margem de lucro.

1 Encarregar o escritório contábil de dar conta sozinho do SPED

A antipatia dos varejistas pelo SPED não é novidade, ainda mais no segmento dos supermercados, por isso, você acha que fez muito bem em contratar uma equipe para trabalhar “só” com o SPED. No entanto, a escrituração digital começa desde o estoque, no cadastro de cada mercadoria e é, portanto, um trabalho que envolve tudo na loja e, não apenas o setor contábil.

2 Não revisar o cadastro tanto quanto deveria

As classificações de cada produto interferem na sua tributação e no seu preço. Tudo deve ser verificado, até mesmo, as abreviações. Cookies, por exemplo, podem ser classificados como biscoitos doces assim como, bolachas recheadas, mas cookies são mais caros e, ultimamente, tem saído mais em grande parte dos supermercados. Uma classificação incorreta num cadastro desses afetaria negativamente nos rendimentos.

3 Não efetuar uma conciliação de cartões eficiente

Redes de supermercados grandes que não dão a devida importância a este tópico não tem noção de quanta receita acabam perdendo. E mesmo nas lojas de médio porte é importante realizar uma conciliação de cartões eficiente, pois assim se garante o total controle financeiro, evitando perdas, ainda que pequenas, em qualquer área do negócio.

4 Não conferir na hora o recebimento de mercadorias pela nota fiscal

Talvez você confie bastante nos seus fornecedores e aceite quando alguns te “empurram” algumas mercadorias. De qualquer forma, você não pode confiar somente no olho de quem recebe seus pedidos para conferir as quantidades, mas se você acha que dá muita correria encontrar todas as notas e colocá-las no sistema já no ato do recebimento, tenha certeza de que você está perdendo dinheiro.

5 Não analisar os horários de menor movimento

Você já analisa os horários de pico, que é quando tem a maioria dos funcionários trabalhando dentro do supermercado. Mas já parou para pensar, por exemplo, porque das 4 às 5 da tarde ninguém compra na sua panificadora? Será que neste período deveria dar folga para mais funcionários deste setor ou ficar esperto que esta é a hora em que o concorrente baixa quase 70% do preço do pãozinho francês? Analise!

Para garantir que você não perca mais dinheiro com coisas que considera pequenas, mude de comportamento em relação a elas. Contudo, para realizar cada uma destas tarefas com o máximo de desempenho, você vai precisar de um sistema especializado e seguro.

Como já dissemos, o SPED, envolve cada uma dessas rotinas detalhadas que podem tomar algum tempo, por isso, nós criamos um ebook que ao te ensinar como lidar com o SPED, vai te orientar sobre cada uma dessas tarefas e muito mais.

Assine nossa newsletter

Assine a Newsletter

Digite aqui seu email e receba conteúdos exclusivos.

Leia também:

Minimize prejuízos com maior controle de custos na sua fazenda

Um caderno surrado, calculadora e lápis: este ainda é o meio que muitos fazendeiros utilizam para administrar a propriedade rural, gastando um tempo exorbitante,...

Continue Lendo

EFD REINF 2018 – Arquivo R-2070

Todo começo de ano, contribuintes e empresários têm uma série de obrigações fiscais a cumprir ao longo dos meses. Uma das contribuições que estiveram em maior destaque...

Continue Lendo

7 itens valiosos que vão agregar na sua propriedade rural com a implantação do VIASOFT AGROTITAN

O sucesso do negócio agrícola está diretamente ligado à capacidade de seus gestores em controlar e planejar a produção aliada a uma ferramenta apropriada que...

Continue Lendo

Copyright © 2017 Viasoft - Todos os direitos reservados.

Ligamos para você!

Informe seus dados e receba a ligação de um dos nossos especialistas nos próximos minutos.












Se você já é cliente e está procurando atendimento visite nossa Central de Atendimento, clique aqui.